Resenha: Recomeços - Nana Pauvolih

Livro PDF  Recomeços - Nana Pauvolih
Sinopse:
Até que ponto um amor nascido na infância tem chances de crescer e se tornar invencível?

Lívia, Guilherme, Jocasta e Lucien. Quatro pessoas cujas vidas se entrelaçam desde cedo e que serão marcadas pela maldade silenciosa de uma pessoa.

Abordando paixão, ódio, inveja, obsessão, culpa e espiritualidade. Recomeços acompanha a trajetória de quatro protagonistas em suas jornadas de amadurecimento e descobertas a respeito do amor e da dor ao longo dos anos.

Qual o momento certo de Recomeçar?

Lívia é uma garota que vê o lado bom de tudo. Sonhadora, justa, de coração puro e querida por todos ao seu redor, ainda jovem faz amizade com Jocasta e conhece Guilherme, rapaz que será seu grande amor por toda a vida.

De origem humilde, Jocasta aprendeu desde pequena que afeto é algo raro em sua vida. Madura para a sua idade, independente e carente, ela aproveita as oportunidades que lhe são oferecidas. Inexplicavelmente, sua atenção é atraída para Lucien e essa curiosidade a respeito do rapaz será explorada da maneira mais intensa possível.

Lucien vem de uma família rica e desestruturada, Ele é tímido, calado e muito solitário. Considerado por muitos como o esquisito da escola, é motivo de piadas e brincadeiras que só contribuem para que o ódio e outros sentimentos negativos que possui ganhem força em seu coração. Para ele, Lívia é a personificação de algo bom que ele possa ter em sua vida e sua obsessão pela garota irá provocar importantes e dolorosas mudanças.

Bom filho, bom atleta, querido e admirado por todos da escola. Assim é Guilherme, um jovem que depois de perder o pai, muda-se com a mãe para Nova Lima e ali descobre suas paixões: o rúgbi, a fotografia e Lívia, garota que ele tem certeza que irá ser a dona de seu coração para sempre.

Livro Único

Livros: Recomeços | Autora: Nana Pauvolih | Ano de Lançamento: 2018 | Idioma: Português | Compre:Amazon | Classificação: 5/5

Recomeços mostra a vida de quatro personagens desde a infância até a vida adulta, vivenciando dramas e sentimentos abordados de maneira muito próxima da realidade. São personagens humanos em um enredo muito bem construído e tocante. Só de mostrá-los desde pequenos,  a história já me ganhou, adoro essa temática.

Na trama temos quatro protagonistas: Lívia, Jocasta, Guilherme e Lucien. Em cada momento do livro o foco fica com um, dois ou os quatro personagens, e conforme os anos vão passando, acompanhamos eles em situações alegres e também nas mais tristes.

Lívia é uma garota querida por todos. De família bem estruturada e estável, ainda jovem conhece Jocasta, com quem constrói uma linda amizade e Guilherme, por quem se apaixona e vive suas descobertas amorosas. Ambos mudam-se para Nova Lima e transformam a vida de Lívia para melhor e ela a deles. 

Guilherme é o garoto prodígio do colégio. Desde a morte do pai, se sente responsável pela mãe e vive preocupado com a felicidade dela. Bom em tudo que faz, desperta o interesse das meninas e a admiração e inveja dos rapazes. Ele só possui olhos para Lívia e planeja o futuro deles desde que se encontram ainda pequenos. 

 PDF Recomeços - Nana Pauvolih

O carinho com que Jocasta é tratada pela amiga e seus pais, ajuda a garota a desabrochar e a construir um futuro melhor para si, já que desde pequena ela possui uma maturidade adquirida a partir do descaso da própria família. Ela admira o relacionamento dos amigos e isso até desperta nela um pouco de inveja, um desejo de viver um amor pleno como o dos amigos algum dia.



A inveja é também um sentimento comum para Lucien, o estranho do colégio e aquele sempre à margem de todos. Sua baixa auto-estima e carência contribuem para que seus sentimentos mais profundos se voltem para Lívia, que para ele representa tudo de belo que sua vida não possui, para Guilherme, que é tudo que ele não é também para Jocasta, que desperta nele algo cru, indefinível.

  Recomeços - Nana Pauvolih

Como a vida não é perfeita e ausente de problemas, em um determinado momento da história fatos importantes e graves ocorrem, marcando a vida dos quatro protagonistas para sempre e dando origem a novos começos e possibilidades. A dor, culpa, esperança e o amadurecimento afloram neles enquanto a vida segue seu curso.

Assim como em Pecadora e Além do Olhar, Recomeços possui uma carga dramática que rouba a cena, deixando o erotismo em segundo plano mas ainda presente nos momentos importantes para a narrativa. Para mim a Nana cada vez deixa os trechos eróticos escritos de forma mais requintada e visceral, e cada livro novo ela mostra o quanto seu trabalho evolui e amadurece.

Recomeços é um verdadeiro convite à reflexão sobre empatia, sobre os julgamentos que fazemos e sofremos, sobre as escolhas e consequências de nossas ações e também sobre os recomeços que podemos passar ao longo da vida.

Detalhe especial: O livro possui três fetiches literários que amo: Torcer pelo anti-herói, romance entre amigos que crescem juntos e romance entre pessoas com diferença de idade grande.

You Might Also Like

1 comentários

Em Construção